ANA LÚCIA
PORTEL SCARIN
PRODUZINDO UMA CRÔNICA NARRATIVA
Contexto
A
presente sequência didática surgiu à partir da constatação das dificuldades
encontradas pelos alunos de produzir o gênero textual crônica.
Competências e Habilidades
-
Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o
gênero;
-
Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica;
-
Inferir o efeito de humor produzido em
um texto pelo uso intencional de palavras ou expressões;
-
Reconhecer características do gênero crônica narrativa;
-
Comparar narrativas em diferentes gêneros.
Conteúdos
-Traços
característicos de crônica narrativa;
-
Leitura oral de narrativas com enfoque nas crônicas;
-
Produção de crônica narrativa;
Tempo previsto
- 06
aulas
Sequência Didática
Texto
utilizado: Avestruz – Mário Prata
1.
Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto;
2. Entrega
de filipetas para a organização da sequência narrativa;
3-
Leitura do texto feita pelo professor;
4-
Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas
antes e/ou durante a leitura;
5-
Esclarecimento de palavras desconhecidas
a partir de inferência ou consulta ao dicionário;
6-
Apresentação das características da crônica, relacionando-a com outros tipos de
texto;
7-
Apresentação de outras crônicas narrativas
para leitura , pesquisa na internet e outras fontes;
8-
Em duplas, organizar o esquema para posterior
reescrita da crônica:
a) Qual será o foco narrativo em que história
será contada?
b) Qual a sequência de acontecimentos
principais?
c) Em quanto tempo se passará a história?
d) Em que espaço a história vai se desenrolar?
e) Quais serão as personagens?
f) Qual linguagem será usada: um tom de
conversa ou um tom mais formal?
g) Que tipos de acontecimentos será
escolhido: engraçados, ou mais sérios?
9-
Após completar o esquema e discutir em dupla, produzir a crônica.
10-
Trocar os textos entre as duplas para trocas
de impressões a respeito dos textos
produzido.
11-
Reescrita dos textos elaborados pelos alunos;
12-
Exposição dos trabalhos no mural da escola.
DENISE
MARZOLLA GUTIERRES
Sequência Didática
Avestruz
– Mario Prata.
Habilidades:
Localizar
itens de informação explicita de um texto, com base em dada proposição
afirmativa de conhecimento; Identificar a finalidade de um texto mobilizando
conhecimentos prévios sobre o gênero; Inferir o efeito de humor produzido em um
texto, pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas;
Localizar itens de informação explicita, com base na compreensão global de um
texto.
Sondagem
Inicial
Questionamento
– Quais são os animais, mais estranhos que vocês conhecem ou já viram?
Visita
a SAI, para pesquisar sobre animais, (exóticos, diferentes de zoológicos,
circo, domésticos, selvagens, etc).
Questionamento
– Vocês já viram um avestruz? Em qual classificação se encaixam?
Pesquisa
sobre o avestruz em grupos.
Em
seguida já em sala de aula debate-conversa informal sobre o resultado das
pesquisas.
Apresentação
do texto – leitura silenciosa- grifando o vocabulário e pesquisando em
dicionários.
Questionamento
que trazem à tona as informações explicitas do texto( finalidade/a quem se
destina?Onde o texto foi publicado?)
Retomar
a leitura, fazendo direcionamentos, conversando a cada parágrafo, explorando o
gênero.
Apresentar
para os alunos ditos populares como: “você tem estomago de avestruz, “esconde a
cabeça como avestruz” e outros ditos...” uma andorinha só não faz verão, com
animais
Dramatização
em sala (em grupo) mudando o ponto de vista – contemplando todas as
personagens.
Vídeo
sobre a avestruz- no Youtube.
CARMINA
MARIA DE LIMA GAZANI BRITO
SEQUÊNCIA DIDÁTICAS
Texto:
Avestruz de Mário Prata
Objetivos
-Estimular
o gosto pela leitura;
-Desenvolver
a competência leitora;
-Desenvolver
a sensibilidade estética, a imaginação e o senso crítico;
-Inferir
características do gênero;
-Estabelecer
relações entre o lido e o vivido ou conhecido;
-Conhecer
alguns elementos básicos da narrativa;
-Perceber
alguns efeitos estéticos da obra literária, principalmente aqueles que geram
humos;
Conteúdos
-Elementos
da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso;
-Quebra
de expectativa com efeito de humor;
Tempo
Estimado
6
aulas.
Material
Necessário
-Texto
para ser lido;
-Se
possível, computador conectado à internet;
Desenvolvimento
1ª
Etapa: Antecipação
Pergunte
aos alunos se eles já ouviram falar do escritor Mário Prata.
Peça
que pesquisem, em casa ou na Sala de Leitura, a biografia do autor.
2ª
Etapa: Leitura
Leitura
expressiva do texto pela professora;
Exploração
oral realizada pela professora quanto ao conteúdo proposto;
Levantamento
do vocabulário, uso do dicionário;
3ª
Etapa: Análise
Lance
questões à moçada:
Questionamento
sobre o título do texto;
Os
fatos da narrativa acontecem na vida real?
4ª
Etapa: Tarefa final
Criar
um novo desfecho para o texto;
Avaliação
Entregue
questões que complemente os elementos trabalhados anteriormente: tipos de
narrador e discursos, efeito humorístico e verossimilhança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário