segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - AVESTRUZ




ANA LÚCIA PORTEL SCARIN

PRODUZINDO UMA CRÔNICA NARRATIVA
Contexto
A presente sequência didática surgiu à partir da constatação das dificuldades encontradas pelos alunos de produzir o gênero textual crônica.

Competências e Habilidades
- Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero;
- Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência  lógica;
- Inferir o  efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras ou expressões;
- Reconhecer características do gênero crônica narrativa;
- Comparar narrativas em diferentes gêneros.

Conteúdos
-Traços característicos de crônica narrativa;
- Leitura oral de narrativas com enfoque nas crônicas;
- Produção de crônica narrativa;

Tempo previsto
- 06 aulas

Sequência Didática
Texto utilizado: Avestruz – Mário Prata

1. Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto;

2. Entrega de filipetas para a organização da sequência narrativa;

3- Leitura do texto feita pelo professor;

4- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes e/ou durante a leitura;

5- Esclarecimento de palavras desconhecidas  a partir de inferência ou consulta ao dicionário;
6- Apresentação das características da crônica, relacionando-a com outros tipos de texto;

7- Apresentação de outras crônicas narrativas  para leitura , pesquisa na internet e outras fontes;

8- Em duplas, organizar o esquema para posterior  reescrita da crônica:
a)     Qual será o foco narrativo em que história será contada?
b)    Qual a sequência de acontecimentos principais?
c)     Em quanto tempo se passará a história?
d)    Em que espaço a história vai se desenrolar?
e)     Quais serão as personagens?
f)      Qual linguagem será usada: um tom de conversa ou um tom mais formal?
g)     Que tipos de acontecimentos será escolhido: engraçados, ou mais sérios?

9- Após completar o esquema e discutir em dupla, produzir a crônica.

10- Trocar os textos entre as duplas para trocas  de impressões a respeito dos textos  produzido.

11- Reescrita dos textos elaborados pelos alunos;

12- Exposição dos trabalhos no mural da escola.


DENISE MARZOLLA GUTIERRES

Sequência Didática
Avestruz – Mario Prata.

Habilidades:
Localizar itens de informação explicita de um texto, com base em dada proposição afirmativa de conhecimento; Identificar a finalidade de um texto mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero; Inferir o efeito de humor produzido em um texto, pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas; Localizar itens de informação explicita, com base na compreensão global de um texto.

Sondagem Inicial
Questionamento – Quais são os animais, mais estranhos que vocês conhecem ou já viram?
Visita a SAI, para pesquisar sobre animais, (exóticos, diferentes de zoológicos, circo, domésticos, selvagens, etc).
Questionamento – Vocês já viram um avestruz? Em qual classificação se encaixam?

Pesquisa sobre o avestruz em grupos.
Em seguida já em sala de aula debate-conversa informal sobre o resultado das pesquisas.
Apresentação do texto – leitura silenciosa- grifando o vocabulário e pesquisando em dicionários.

Questionamento que trazem à tona as informações explicitas do texto( finalidade/a quem se destina?Onde o texto foi publicado?)
Retomar a leitura, fazendo direcionamentos, conversando a cada parágrafo, explorando o gênero.

Apresentar para os alunos ditos populares como: “você tem estomago de avestruz, “esconde a cabeça como avestruz” e outros ditos...” uma andorinha só não faz verão, com animais
Dramatização em sala (em grupo) mudando o ponto de vista – contemplando todas as personagens.

Vídeo sobre a avestruz- no  Youtube.

CARMINA MARIA DE LIMA GAZANI BRITO

SEQUÊNCIA DIDÁTICAS
Texto:  Avestruz de Mário Prata

Objetivos
-Estimular o gosto pela leitura;
-Desenvolver a competência leitora;
-Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação e o senso crítico;
-Inferir características do gênero;
-Estabelecer relações entre o lido e o vivido ou conhecido;
-Conhecer alguns elementos básicos da narrativa;
-Perceber alguns efeitos estéticos da obra literária, principalmente aqueles que geram humos;

Conteúdos
-Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso;
-Quebra de expectativa com efeito de humor;

Tempo Estimado
6 aulas.

Material Necessário
-Texto para ser lido;
-Se possível, computador conectado à internet;

Desenvolvimento
1ª Etapa: Antecipação
Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar do escritor Mário Prata.
Peça que pesquisem, em casa ou na Sala de Leitura, a biografia do autor.

2ª Etapa: Leitura
Leitura expressiva do texto pela professora;
Exploração oral realizada pela professora quanto ao conteúdo proposto;
Levantamento do vocabulário, uso do dicionário;

3ª Etapa: Análise
Lance questões à moçada:
Questionamento sobre o título do texto;
Os fatos da narrativa acontecem na vida real? 

4ª Etapa: Tarefa final
Criar um novo desfecho para o texto;

Avaliação

Entregue questões que complemente os elementos trabalhados anteriormente: tipos de narrador e discursos, efeito humorístico e verossimilhança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário