segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - MEU PRIMEIRO BEIJO





CIBELE REGINA GARCIA ROCHA RAMPASSO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
 “Meu Primeiro Beijo”(Antonio Barreto)

Sequência Didática preparada para o 9º ano do Ensino Fundamental II

Ativação de Conhecimentos de mundo
  • O que o título do texto sugere?
  • Quais devem ser as personagens envolvidas na história?
  • Vocês acreditam que a experiência do primeiro beijo é boa ou ruim?
Após um momento de reflexão sobre as respostadas obtidas pelos alunos, pedir para que eles façam uma leitura silenciosa da crônica.
  • Fazer um levantamento para checar se as hipóteses foram confirmadas;
Localização de informações
  • Quem narra a história?
  • Você consegue imaginar a idade das personagens da história? Porquê? Indique com passagens do texto.
  • Onde aconteceu o primeiro beijo?
  • A relação entre as personagens foi alterada antes e depois do beijo?• O que você imagina ser “Cultura Inútil” pelo contexto da história? 
Produção de Inferências locais e globais
  • Fazer um levantamento de palavras do texto que são desconhecidas para os alunos e anotá-las na lousa.
  • Dividir a sala em grupos e cada grupo deve ficar com algumas palavras e procurar o significado no dicionário.
  • Quando todos os grupos estivem com todos os significados esclarecidos fazer com que eles compartilhem com toda a sala.
  • Recuperação do contexto de produção
  • Quem é o autor?
  • A que gênero textual esse texto pertence?
  • A que gênero pertence esse texto? E quais as características presentes no texto nos levam a pensar isso?
  • Em que veículo podemos encontrá-lo? E quem os lê?
  • A linguagem usada pelo autor está coerente com o público alvo?
  • O autor não nomeia as personagens. Isso teria uma finalidade? Por quê?
Intertextualidade e Interdiscursividade
Ouvir a música: Beija eu (Marisa Monte)

Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...
Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...
Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...
Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...
Aaaaah! ah ah ah ah! ah!
Ah! ah ah ah!
Ah! ah ah ah!
Ah ah ah!...
Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...
Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...


  • Depois de ouvir fazer levantamento de comparações entre a crônica e a música “Beija eu”.
  • Pedir para que os alunos pensem e compartilhem com os outros colegas outras músicas que falam de beijo.
Percepção de outras Linguagens
  • Fazer um levantamento cultural sobre o beijo.
  • Pesquisar como o beijo é visto nos mais diferentes países e culturas.
  • Fazer uma pesquisa histórica sobre como o beijo era visto na antiguidade e o que ele representa nos dias atuais.
  • Fazer um levantamento de imagens históricas que retratam o beijo.
Exemplos:
  • O Beijo, Gustav Climt
  • O Beijo, August Rodin
  • Constantin Brancusi
  • O Beijo, Souza Campos
  • Beijos que marcaram o cinema


Nenhum comentário:

Postar um comentário